Numa altura em que caminhamos a passos galopantes para a celebração dos três anos falando só de Jesus, gostaria de dizer aos meus irmãos que é um grande prazer falar do Deus que chamou Abraão para as pessoas. Gostaria de dizer que nós já dizemos que Ele é grande, mas Deus é muito mais grande do que a noção de grandeza que tentamos transmitir por meio das nossas ministrações. E o desejo dEle é que todos possam conhecer-Lo, daí que reflectir sobre a nossa progressão espiritual é muito importante.
Antes de abrir as Escrituras Sagradas, gostaria de felicitar a minha professora da igreja [risos…]. Fez mais um ano de vida este mês. Falo da professora Hamina. Quem quiser conhecê-la é só ir à página principal deste site, tem sua foto na galeria de honra da Chave de Davi. É alguém que foi fundamental para este trabalho. Antes de abrirmos este site, eu já escrevia, mas os textos tinham muitos erros de interpretação [era pior que hoje… (risos…)]. Comparando aos primórdios, hoje há enormes melhorias, por isso louvo a Deus pela vida da minha professora da igreja.
Indo ao nosso assunto, leia comigo I Tessalonicenses 4:1: “Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais”.
Já estou a pregar. Deus, na sua infinita misericórdia, atentou que o Homem não sabe o que faz e não sabe agradar-Lhe (Lucas 23:34). Deus viu que o Homem não sabe andar, não sabe levar uma vida segundo as expectativas dos Céus. Então Deus preparou o evangelho. Podemos afirmar que o evangelho tem dois principais objectivos: mostrar o Homem como deve andar (abordar a vida); e como agradar a Deus.
Não é difícil perceber que os Homens não sabem como agradar a Deus. Pensam que se agrada Deus sentimentalmente [risos…]. Os Homens pensam que ter um afecto e o coração bater mais forte quando se fala de Deus é tudo. É o que as pessoas pensam.
É por isso que há pessoas com três, quatro, cinco amantes, mas dizem que amam a Deus. Arrendou a casa num condomínio no Triunfo para amante 1; outra em Belo Horizonte para amante 2; e outra em Bilene para amante 3; e vive com a esposa na mansão em Tchumene, mas diz que ama a Deus. Ainda por cima, olha para a sua prosperidade e pensa que está como está porque Deus aprova a vida que está a levar [risos…].
O estilo de vida dele(a) resume-se em banho de curandeiros (pai santo, no Brasil); bebedices; promoção de pelejas, inveja, raptos, e assassinatos… mas diz que ama a Deus. Até tem cobras espirituais na mansão dele, mas diz que ama a Deus [risos…]. Outro, a vida dele é “aquela gaja já bati”… mas diz que ama a Deus. Outra, a vida dela é “não sabes o que Jorge me fez brada”…mas diz que ama a Deus.
Este é o problema do ser humano: ama a Deus sentimentalmente. Por causa de “trabalhar” com sentimentos, acaba confundindo amar a Deus com desejar amar a Deus. Quando a palavra de Deus não te move para além do sentimento, isso não é amar a Deus. Você ainda está no desejo de amar a Deus. Não confunde as coisas, não há relação possível entre a luz e trevas.
Olhando a perversidade que tomou o coração dos Homens, o pai celestial viu que estes não conhecem o caminho e não sabem agradar os Céus. Então tomou a iniciativa de elaborar o evangelho para instruir o Homem como convém andar e como agradá-Lo.
Deus viu que o Homem está a amar só sentimentalmente, por isso elaborou o evangelho para fazer o Homem entender de uma vez por todas que aquele que conhece a Palavra e pratica, esse é que Lhe ama (João 14:21). Ou seja, Deus não mede o quanto você lhe ama pela medida dos seus sentimentos, mas sim pelo nível de exercício da instrução bíblica na sua vida.
Não se ama a Deus sentimentalmente, apenas. A bíblia diz “amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37). Ou seja, com o coração vai sentir; com a alma vai entender a Palavra; e com o pensamento vai “processar” a prática da Palavra. Amar a Deus é ser praticante da Palavra, independentemente das circunstâncias (João 14:31).
Quanto mais você exercitar a bíblia, mais progredirás (I Tessalonicenses 4:1), porque quanto mais praticar a Palavra, o seu nível de conhecimento de Deus vai aumentar. Quando é Deus a amar-te há perdão e oportunidade de voltar para Ele (João 3:16); quando é você a amar a Deus [praticar Palavra], as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do Homem são as que você vai viver (I Coríntios 2:9) e todas as coisas que acontecem irão cooperar para o seu bem (Romanos 8:28). Estas duas promessas não são para os que Deus ama, não, estas duas promessas são para as pessoas que amam a Deus. Quando é o Homem a amar a Deus, o Todo-poderoso revela-se para essa pessoa e se manifesta através dele.
Você não deveria se sentir bem tendo uma vida espiritual estagnada. Uma vida espiritual feita de mesmice dia após dia. Na sua vida profissional, financeira, sentimental, e académica há movimento, mas a sua vida espiritual está na mesmice. Isso deveria incomodar-te. Decida hoje corresponder o amor de Deus como deve ser. Decida sair da situação sentimental misturada com vida nojenta. Decida hoje andar no caminho que Jesus instruiu para agradar a Deus.
Já acabei de pregar. Aproveito esta ocasião para convidar a quem ainda não é crente e o seu coração deseja seguir Jesus. Não ignora esse desejo, é Deus que está a colocar. Se você é essa pessoa, por favor clica aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador. É só para fazer a sua primeira oração. Chave de Davi é um simples site evangelístico, você depois vai procurar uma igreja que achar melhor para si.
Comments powered by CComment