Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é compreender este negócio de Deus como Pai. Isto porque os Homens entendem por pai aquele que traz à existência, daí que dizem aquele “palavrão”: todos somos filhos de Deus, até o Diabo é filho de Deus [gargalhada…], como se os mentirosos fossem netos de Deus [risos…]. O conceito de pai no Céu é diferente daquele que estamos habituados e são estas águas que vamos separar hoje.
Antes de avançarmos abramos o livro do apóstolo mais carinhoso que conheço [risos…] ou, se preferir, vamos ler 1 João 3:10 “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus”.
Uma das coisas que a Bíblia faz é separar Deus como Criador, e Deus como Pai. É o mesmo Deus, mas a bíblia tem esse cuidado de mostrar-nos quando é que Deus é Criador, e quando é que Deus é Pai.
Como Pai, foi Jesus quem nos apresentou (João 20:17), e como Criador foi Moisés, ao deixar bem claro logo na primeira linha da bíblia “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Génesis 1:1). E a Bíblia também deixa claro que toda obra de Deus (céus, a terra e tudo que nela há) é criação, incluindo o Homem (Romanos 8:22; Marcos 16:15). É por isso que Jesus não disse ide e pregai o evangelho a todos filhos de Deus [risos…]. O que o Senhor disse mesmo? “Pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).
Por que é que Jesus disse criatura? A razão é muito simples. É que para os Céus, filho é aquele que faz a obra do Pai (João 8:39). Explicando melhor, para os Céus, filho é aquele que faz a vontade do Pai. Em outras palavras, para os Céus, filho é aquele que tem as atitudes do Pai.
Quando se fala de obra na Bíblia, algumas pessoas apanham dores de estômago [risos…]. Pensam que obra é coisa doutro mundo, é por isso que alguns dizem que o malfeitor que se arrependeu na cruz não fez obra [risos…]. Obra não é coisa doutro mundo, quando a Bíblia diz obra refere-se à atitudes. Aquele malfeitor que foi crucificado com Jesus fez obra sim, porque reconheceu que era pecador (Lucas 23:41), e que Jesus é o Senhor, para além de ter pedido para entrar no Reino (Lucas 23:42), e ainda por cima creu na promessa que Jesus fez. Atitude!
Ser filho de Deus é apresentar os membros do seu corpo diante dos Céus para servirem a atitudes de justiça e amor ao próximo como Jesus nos amou. Isto é dar a sua vida pelos irmãos (João 3:16).
Há muita gente que quando se fala em dar sua vida pelos irmãos só pensa em morte [risos…]. Não falei disso. Ser filho de Deus é ter atitudes de imagem e semelhança dEle. Quem faz isso já está a dar a sua vida pelos irmãos. Ora, tais atitudes estão na Bíblia e começam com o arrependimento e produção de frutos dignos de arrependimento (Mateus 3:8), isto é nascer de novo para viver educação da sã doutrina.
O arrependimento que vos falo é como daquela mulher que se arrependeu de ter uma relação amorosa com um homem que não presta e consegue se livrar dele [risos…]. Acabou! É assim que se abandona o reino do Diabo, não isso de ir e voltar! Não é arrependimento isso! Arrependimento que faz ser filho de Deus é aquele que produz mudança, adoptando comportamento da vontade dos Céus.
Já preguei! Quem é o primeiro corajoso que aceita que ainda é uma simples criatura pela vida que leva, mas a partir de hoje quer ser filho de Deus, adoptando em sua vida atitudes que agradam a Deus? Se você é essa pessoa, clique aqui para fazer comigo esta oração.
Comments powered by CComment