Estou ficando adulto [risos…]! A minha irmã mais velha disse para mim: heii, já tens idade das bodas de prata [risos…]. É de costume, desde o dia que escrevo sobre Jesus, partilhar um texto a 10 de Janeiro. Quero fazer um pouco diferente; hoje vou partilhar convosco um trecho do meu próximo livro “Concidadão dos Santos”, volume a ser publicado quando Deus quiser. Quero celebrar o meu aniversário conversando com alguém sobre a consulta aos mortos.
A prática de consulta (no geral) é um exercício que existe desde tempos passados em várias partes do mundo. Antes dos filhos de Jacó tomarem a terra prometida, as nações que lá habitavam praticavam a consulta (Deuteronômio 18:9-11).
O próprio Israel também praticou a consulta (Êxodo 18:15). Contudo, havia uma diferença entre a consulta que o povo de Israel praticava e a consulta que as outras nações praticavam. As outras nações procuravam pessoas que tinham espíritos familiares para consultar os mortos (Isaías 8:19; Deuteronômio 18:9-11); enquanto o povo de Israel procurava Moisés para consultar a Deus (Êxodo 18:15).
No discurso feito dalém do Jordão, no deserto, Moisés ordenou “Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos” (Deuteronômio 18:9-11).
Moisés estava assim a advertir ao povo de Deus sobre atitudes que são abominações para Deus. A consulta aos mortos faz parte das abominações, porque é um assunto do Reino das Trevas.
No Reino dirigido pelo Diabo existe uma classe de demónios chamados espíritos familiares, cujo trabalho é controlar e guardar toda informação sobre a vida das pessoas e eles têm capacidade para imitar a maneira de ser de todos. Quando a pessoa procura pelos seus antepassados para consultá-los, encontra esses espíritos fingindo que são os antepassados da pessoa; a ideia desses espíritos é enganar para destruir e roubar a adoração dos homens para si.
É por isso que Paulo diz “Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demónios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demónios” (I Coríntios 10:20). A ideia é enganar, fazer a pessoa pensar que está a sacrificar o cabrito, galinha, ou outro animal para o seu antepassado, enquanto está a sacrificar para os demónios.
A verdade é esta: nenhum familiar que faleceu (antepassado) pode participar nos eventos desta terra. Eclesiastes 9:5 diz “Porque os vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.”
Não tenha medo de pessoa que morreu, ela não pode fazer coisa nenhuma. Eclesiastes 9:6 diz que o ódio e inveja de uma pessoa morta fica sem efeito e não tem parte alguma aqui na terra. Se alguém morreu com ódio ou inveja de ti fique em paz, porque isso já não tem efeito nenhum. Ainda que o Diabo queira utilizar isso para atormentar a sua vida, vai tarde, porque Jesus morrendo na cruz rasgou a cédula que te condenava e perdoou todas suas ofensas (Colossenses 2:13-14).
Viva em paz! Não associe as dificuldades desta vida com nenhum bloqueio feito por antepassado nenhum. Não há pentavó nenhum bloqueando a sua vida. Não permita que o Diabo te leve a maldizer os seus avós; antes honrai-os, pois Deus manda honrar o teu Pai para você viver longos dias nesta terra e ter sucesso na vida (Efésios 6:2-3). Os teus avós também são teus pais; assim como Jesus é descendente da linhagem de Davi e por conta disso é chamado Filho de Davi, assim também vossos avós são vossos pais.
Por esses motivos rogo-vos para que apartai-vos da consulta aos mortos. Sendo cidadão do Reino tendes alguém melhor por consultar: Deus, Todo-Poderoso.
Desde os tempos de Moisés até a vinda do Espírito Santo, as pessoas iam ter com alguém para consultar a Deus (Ezequiel 20:1). As pessoas procuravam um Homem de Deus para saber como proceder ou se podia avançar ou não (I Samuel 9:9). Com a vinda de Jesus e posterior descida do Espírito Santo, consultamos a Bíblia; não da letra, mas do Espírito; qualquer conselho destoado da Bíblia leva a perdição (Isaías 8:20).
Se tendes alguma dúvida ou preocupação e pretendes consultar, consultai a Bíblia. O Espírito Santo que habita em vós certamente irá direccionar-vos no entendimento (João 16:13). Se tendes dificuldades no domínio das Escrituras Sagradas, não vos inquieteis, pois o Senhor Jesus levantou pastores, apóstolos, profetas, evangelistas, e doutores da Palavra para ensinar-vos a estudar a Bíblia (Efésios 4:11-12); tão-somente aproximai-vos a eles para aprenderdes.
Já acabei de pregar! O presente de aniversário que eu gostaria de receber hoje é toda pessoa que entendeu esta Palavra desfazer-se do medo dos mortos, e todo aquele que tinha confiado a sua vida espiritual aos seus antepassados tomar a decisão de abster-se disso para entregar completamente a sua vida a Cristo.
Se você é aquela pessoa que quer ser cristã e quer aprender a Palavra que procede de Deus de Abraão, Isaque, e Jacó, mas não sabe como dar o primeiro passo ou quer dar o primeiro passo na fé cristã, clica aqui para fazer a oração de aceitação.
Comments powered by CComment