Perfil do Intercessor

Celebração dos 2 anos

Homem de fé e perseverante

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Continuamos com a celebração do nosso segundo aniversário, que é comemorado sob o tema “Buscando fruto pelo método de Deus” (João 15:16,5; Marcos 8:34-36). Estamos num período de instrução a respeito do Perfil do Intercessor; é um treino que vai terminar com o lançamento de um programa de intercessão de adesão voluntária. Hoje vamos falar de mais duas coisas imprescindíveis quando estamos a orar a favor dos outros: fé; e perseverança.

Leia comigo Tiago 5:16 “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”

Dedicar-se a orar pelas nações ou povos que você nunca viu e nem tem proximidade afectiva por eles é fácil enquanto estamos em conjunto na igreja. Pode ser meio estranho dedicar-se a fazer isso por iniciativa própria, de modo isolado, no seu canto de oração [risos…]. Depois de algum tempo, pode parecer que você está perdendo seu tempo e era melhor se estivesse investindo a orar por outros assuntos. É aqui que entra a necessidade de o estar deleitado no Senhor estar aliado a fé.

O intercessor é um Homem de fé. O intercessor sabe que é incapaz de ir acabar com o sofrimento de guerra que um determinado povo está passar, mas também sabe e tem certeza que Deus pode aliviar aquelas pessoas das dores pelas quais estão passando.

É muito importante que o intercessor saiba que quando ele ora a favor dos outros está prestando um serviço a Deus (Lucas 2:37). A oração, para além de ser o veículo para o Homem falar com Deus, ela é uma plataforma para Deus estabelecer a sua justiça ou vontade na terra (Jeremias 29:7).

Outra coisa que o intercessor deve saber é que ele quando está orar, está falar directamente com Deus. E Deus tem poder suficiente para coordenar todos eventos da terra (I Samuel 9:1-17). E Deus não é estático; Ele é Deus Vivo e rico em misericórdia; isso significa que o que Ele projectou para acontecer amanhã, mediante um pedido em oração, Ele pode alterar pela sua infinita misericórdia e compaixão (Êxodo 32:7-14).

O facto de você, isoladamente, estar a orar pelos outros não impede que Deus mude a história de uma nação através de si. Basta só lembrar que o intercessor Moisés orou sozinho; o intercessor Daniel orou sozinho; Elias orou sozinho…. e Deus mexeu a nação inteira por meio deles. O que garante o efeito da oração é o facto de você estar a falar directamente com o Deus Vivo (I João 5:14-15).

Epafras era quem se dedicava a interceder pela igreja de Colossos (Colossenses 4:11). Epafras combatia por eles por via da intercessão para os irmãos daquela igreja conservassem-se firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. A eficácia da oração está no facto do intercessor falar directamente com Deus.

Outrossim, o intercessor não pode viver na ilusão, antes tem de viver na Palavra. E a palavra de Deus ensina que, às vezes, a oração terá efeito instantâneo, mas outras vezes a oração não terá efeito imediato (Atos 12:5-12). É aqui onde entra a perseverança.

O intercessor quando começa a orar por um assunto, ele bate naquela tecla até que Deus responda. O intercessor persevera em oração até o fim (Mateus 24:13). Há assuntos que para Deus resolver é necessário que o intercessor passe pelas dores de parto (João 16:21).

Uma serva de Deus estava orando para a conversão do marido; e um dia ela disse em oração “Pai ainda que eu tenha de ficar 20 anos orando, eu não vou desistir”; depois de nove anos a mulher orando, o marido aceitou Jesus como Senhor e suficiente Salvador. Já ouvi de servas de Deus orando a favor de mulher estéril, ficaram anos orando até chegar a notícia de que ela estava grávida. Há vezes assim, que o intercessor fica 5, 20, 30, 50 anos ou mais, mas o intercessor não recua; antes persevera em oração até que Deus opere.

Outras vezes, o intercessor até chega a morrer antes de ver a acção de Deus (Hebreus 11:13). Mas porque Deus tem um memorial onde fica tudo registado, morre o intercessor e Deus fica agir. Algumas coisas que estamos a viver é fruto de orações de intercessores que já morreram [risos…]. Há pais que morreram pedindo a Deus para que tirasse os seus filhos da droga e do álcool, e morreram sem ver isso; mas como Deus não esquece, anos depois ficou a alcançar seus filhos. É por isso que o intercessor persevera até o fim.

Já terminei! Fé e perseverança. Portanto, são quatro coisas que já vimos; o intercessor tem de ser uma pessoa deleitada no Senhor e discreto, tem de ser um Homem de fé e perseverante. Na terça-feira (4/8) vamos ver as motivações que devem nortear um intercessor. Se você ainda não é crente e deseja seguir Jesus, por favor, clique aqui para aceitá-Lo como Senhor e suficiente Salvador da sua vida.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

552447
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
119
184
1183
499826
3468
7811
552447

Seu IP: 3.145.85.178
2024-05-18 15:00

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Search

Ir ao Top