Deserto da Judeia

Multiplicidade de igrejas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! Libertar e guiar para o caminho da salvação é a visão da Chave de Davi. Nós não somos uma igreja, mas sim um simples site evangelístico baseado em Moçambique, um país do continente africano. Não estamos a pregar para leva-lo a vir a uma tal igreja! Isto é um simples website, que Deus nos permitiu abrir [risos...]. A nossa proposta agora é um assunto delicado, mas sei que leva muita gente a não vir a Cristo. Vamos juntos reflectir, olhando para bíblia, sobre a multiplicidade de igrejas.

Para o efeito, vamos ler Apocalipse 1:11, onde está escrito “que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia.”

Uma das ideias das pessoas que endurecem seus corações para Cristo, baseada na multiplicidade de igrejas, é que para elas deveria haver uma única igreja “X”, que prega uma tal “Y” mensagem. A tal de igreja certa e reconhecida por Deus, estando somente sobre ela a promessa de que Jesus vem buscar. É uma ideia apreciável!

Todavia, se puder amolecer seu coração por um “instantinho”, gostaria de viajar consigo pela bíblia para vermos uma outra ideia. Lendo os primeiros capítulos de Apocalipse podemos encontrar uma zona que tinha sete igrejas em igual número de cidades.

Atenção que esta passagem sobre sete igrejas em Apocalipse, pode ser vista sob ponto de vista literal, propósito de mostrar as diferentes posturas que uma igreja pode assumir com o passar do tempo, assim como os vários tipos de igreja. Nós vamos pela primeira abordagem, isto é literal até porque estas igrejas existiram e estávam na Ásia menor, zona que hoje faz parte da Turquia. Vamos analisar juntos.

A bíblia mostra-nos que todas estas sete igrejas são reconhecidas por Jesus. A bíblia diz inclusive que cada uma delas tem um anjo (Apocalipse 1:20). A bíblia diz em Hebreus 1:14, que os anjos são enviados por Deus para ajudar os que vão receber a salvação. Quer dizer, não só Jesus reconhece a existência destas várias igrejas, mas também tem Seus anjos lá para ajudarem no alcance dos propósitos celestiais.

Continuando a ler os primeiros capítulos de Apocalipse, vemos que Jesus, não só reconhece e tem Seus anjos nestas várias igrejas, como também acompanhava a par e passo tudo que acontecia nelas. Em cada uma das cartas que foram enviadas para elas, Jesus começa dizendo “Eu sei as tuas obras...” (Apocalipse 2:13).

O facto de eu ser da igreja de Éfeso, não quer dizer que adoro um Deus diferente do adorado na igreja de Filadélfia. Alguma dessas igrejas mencionadas em Apocalipse estavam numa má condição ou “doentes” e precisavam mudar de postura, mas elas todas eram reconhecidas por Deus e tinham Seus anjos lá (Apocalipse 2:5,16).

Vamos perceber uma coisa, todo aquele que crê que Jesus é o Senhor faz parte do corpo de Cristo. O povo de Deus é aperfeiçoado através da diversidade de ministérios em função do que é útil a cada um (I Coríntios 12:4-7). Jesus está a levantar apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, não para se caluniarem e competirem uns com outros, mas sim para prepararem o Seu povo (Efésios 4:11-12).

Em Romanos 12:4-5 somos explicados que o corpo tem muitos membros, mas individualmente somos membros uns dos outros. Isto é, todas estas igrejas formam um único corpo, e em separado cada uma delas é membro um do outro. Portanto, não há nenhum problema em existir uma diversidade de ministérios. A própria bíblia diz em I Coríntios 12:5-6 “E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos”. Não há igreja mais do que a outra! A manifestação do Espírito é dada em função da utilidade.

Há quem é alcançado e é melhor aperfeiçoado através do ministério profético, mas há quem é alcançado e melhor aperfeiçoado através do ministério apostólico, e outros pela combinação destes e outros.

Há servos que falam mal dos outros como estratégia para não perder ovelhas. Deixa-me falar com este grupo de servos. Isso não é necessário. O servo de Deus é gestor dos bens do Senhor e Jesus entrega em função da capacidade de cada um (Mateus 25:14-15). O importante é servir a Deus da melhor maneira e com fidelidade. Jesus mostra-nos em Mateus 25:21 que quando o servo administra bem o pouco e é fiel, Ele próprio, o Senhor Jesus confia coisas mais grandes a esta pessoa (Mateus 25:23).

Publicidade
Publicidade

Nesta multiplicidade de igrejas, há muitas com uma seriedade que deixa muito a desejar, para não dizer que há muita igreja que não é séria. Umas os pastores ficam aí a apalpar os peitos das irmãs dizendo que está tirar demónio, outras levam crentes a adoptarem comportamentos que geram prejuízos em termos de saúde e não só. Isso existe, mas apesar de serem coisas que as igrejas sérias devem aborrecer (Apocalipse 2:6), é mister que tais coisas acontecem.

Eu explico. Jesus Cristo disse que o Reino dos Céus é como uma rede lançada ao mar e que apanha toda qualidade de peixes e, estando cheia, a puxam para praia e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora (Mateus 13:47-48). E depois Jesus esclarece que assim será na consumação dos séculos: virão os anjos e separarão os maus dentre os justos (Mateus 13:49).

Na parábola do trigo e do joio, Jesus explica que quem planta igrejas com falta de seriedade é o inimigo, o Diabo neste caso, e não pode neste momento enviar os seus servos para arrancar o joio para não acontecer que ao colher o joio, arranquem também o trigo. Aprofunda dizendo que é necessário deixar os dois crescerem juntos até ao dia da ceifa (Mateus 13:24-30). E diz também que o dia da ceifa é o fim do mundo (Mateus 13:39).

Não devemos nos escandalizar e afastar-nos de Jesus por essas razões. O que devemos fazer é em meio aos peixes de todas qualidades juntar-nos aos de boa qualidade. O que devemos fazer é em meio ao trigo e ao joio, estar do lado do trigo. Jesus nos leva a perceber que o joio e o trigo estão a crescer juntos, significa que onde há igreja sem seriedade, há igreja com seriedade, há igreja que busca não só dizer Senhor, Senhor, mas também fazer a vontade de Deus (Mateus 7:21). Não são perfeitas, assim como quase todas igrejas que receberam as cartas em Apocalipse mereceram alguma advertência de Jesus, mas estão a caminhar na defesa dos interesses do Reino dos Céus.

Já acabei de pregar! Quem adere a esta nova ideia? Isto é, quem é a pessoa, não crente, que em seu coração deseja começar a seguir a Jesus? Se você é essa pessoa clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como Senhor e suficiente Salvador da sua vida.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

552413
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
85
184
1149
499826
3434
7811
552413

Seu IP: 66.249.66.199
2024-05-18 11:02

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Search

Ir ao Top